Afinal, Psicólogo é Empreendedor ou empresário?

O Psicólogo tem por sua razão de ser, auxiliar na saúde mental e na qualidade de vida das pessoas. Porém para a maioria, este seu negócio e ganha pão não é gerenciado de forma profissional. Mas Então o Psicólogo seria um Empresário ou um Empreendedor?

0
143
Psicólogo Empreendedor ou empresário?

Um profissional de psicologia estaria mais para um empreendedor ou para um empresário?

Esta foi uma pergunta que recebi após explicar a diferença entre missão e visão para alguns colegas da dadeira de empreendedorismo (sim, não atalhei esta cadeira🤷) na faculdade de psicologia. Porém antes de responder, vamos definir a diferença entre empreendedor e empresário.

Empreendedor é um nome da moda que é usado para quem identifica oportunidades do mercado, cria soluções para atender esta determinada demanda, com a finalidade de gerar lucro ($$$). Já o empresário seria a pessoa que faz a gestão de uma empresa, de um CNPJ, de um negócio. E tem por finalidade, perpetuar este negócio (não falir) e gerar lucro ($$$).

Então podemos ver que todo o empreendedor pode se tornar um empresário. Más nem todo o empresário necessita ter sido um empreendedor.

Ta Carlos, mas eu sou um profissional de psicologia, e daí?

Bem, você trabalhando na área da psicologia pode ter seu emprego fixo, de carteira assinada ou então virar um empresário abrindo sua própria clínica (CNPJ), que terá por finalidade pagar suas despesas fixas de telefone, internet, condomínio, aluguel ou financiamento da sala, etc e também de gerar lucro para que você pague suas despesas pessoais. Por outro lado , se você tiver uma ideia, atuar em um nicho específico ou desenvolver um produto/serviço/solução para uma determinada demanda, você será um empreendedor.

Independente da nomenclatura, você será sua empresa e deverá realizar um planejamento de médio a longo prazo para atingir o objetivo principal de qualquer empresa: gerar lucro ($$$)

Uma  das primeiras técnicas passo para meus alunos e para meus clientes da mentoria de marketing para psicólogos é a definição dos chamados Elementos Norteadores.

O que são os Elementos Norteadores?

Marketing para Psicólogos Elementos Norteadores
Marketing para Psicólogos Elementos Norteadores

No Marketing e na Administração de Empresas, chamamos de Elementos Norteadores um conjunto de fatores que determinam tanto a forma como irei atuar, onde quero chegar e como irei chegar em um determinado patamar empresarial, conhecidos como Missão, Visão e Valores.

Missão de uma Empresa

A missão é o que sua empresa faz, qual a solução que apresenta para o mundo, de forma que gere receita para ela. Exemplo:

Oferecer o melhor atendimento psicológico para nossos clientes, como forma de contribuição para uma sociedade mais justa e perfeita.

Uma dica para criar uma missão para sua empresa seria responder as perguntas: A) Qual é o meu negócio? B) Qual o propósito da existência deste negócio?

Visão de uma Empresa

Como eu brinco, seria o destino do nosso avião. A visão se refere a como queremos ser reconhecidos/onde queremos estar em um determinado período de tempo, geralmente de 3 a 5 anos. Exemplo:

Ser reconhecida como a clínica modelo na prestação de serviços psicológicos no estado de São Paulo, atendendo clientes em todo o país.

Dica para criar uma missão para sua empresa seria responder as perguntas: A) Onde quero chegar? B) Qual meu maior desejo com esta empresa?

Valores de uma Empresa

Os valores seriam os princípios, a forma moral com que ela atuará no mercado, com seus clientes e com sua equipe. Seria o DNA da empesa, o diferencial e a forma com que ela certamente irá se destacar no mercado e atingir a visão. Exemplo:

  • Humanização de nossos serviços;
  • Empatia em cada caso;
  • Respeito ao processo ético;
  • Acolhimento com foco na segurança do paciente.

Dica para a criação dos valores de sua empresa. responda: A) No que acreditamos? B) Quais seriam os princípios que iremos seguir?

Moral da história

O trabalho (missão) e a forma de trabalho (valores) deverão estar alinhados a nossa visão.

Voltando à nossa pergunta principal

Se você tem um consultório próprio ou em parceria, que apresenta produtos e serviços para seus clientes e faz a gestão deste negócio, você é um empresário.

Mas se você trabalha para transformar em real uma grande ideia, pois viu uma necessidade de um público determinado, você entraria na faixa de Empreendedor.

Então, realmente não importa muito se você é um profissional de psicologia que se intitula empreendedor ou empresário. O importante mesmo é estar disposto a dar continuidade para esta sua empresa, de forma que você consiga atingir seus objetivos e óbvio, ajudar da melhor forma possível seus clientes.

Psicólogo é empreendedor ou empresário? Óbvio
Óbvio | Psicólogo Empreendedor ou Empresário? | Referência ao filme O Poço – Netflix

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui