Marketing para Psicólogos: Como Funciona?

Conheça a importância do Marketing para Psicólogos e mais 5 dicas para você começar a atrair mais clientes.

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marketing para psicólogos
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O Marketing para Psicólogos ainda é um grande tabu a ser debatido entre os profissionais da área, conselhos e até mesmo faculdades de Psicologia em todo o Brasil.

Muito se deve ao fato das Regras de Marketing para Psicólogos Segundo CFP terem por seu texto base, artigos de antes do surgimento da internet. Atualmente todo o psicólogo deverá obedecer as regras inseridas no Código de Ética Profissional do Psicólogo em seu Art. 20.

O que diz o Artigo 20 do Código de Ética Profissional do Psicólogo:

Marketing para Psicólogos: como funciona?
Marketing para Psicólogos: como funciona?

Para escrever este artigo sobre como funciona o marketing para psicólogos alinhado com as diretrizes do Conselho Federal de Psicologia, fizemos uma pesquisa com professores e membros de conselhos regionais de psicologia e trazemos o artigo 20 do Código de Ética Profissional do Psicólogo que diz:

“O psicólogo, ao promover publicamente seus serviços, por quaisquer meios, individual ou coletivamente:

a) Informará o seu nome completo, o CRP e seu número de registro;

b) Fará referência apenas a títulos ou qualificações profissionais que possua;

c) Divulgará somente qualificações, atividades e recursos relativos a técnicas e práticas que estejam reconhecidas ou regulamentadas pela profissão;

d) Não utilizará o preço do serviço como forma de propaganda;

e) Não fará previsão taxativa de resultados;

f) Não fará auto-promoção em detrimento de outros profissionais;

g) Não proporá atividades que sejam atribuições privativas de outras categorias profissionais;

h) Não fará divulgação sensacionalista das atividades profissionais”.

Portanto, segundo o que diz no Código de Ética do Conselho Federal de Psicologia, está autorizado que psicólogos utilizem ferramentas bastante conhecidas no marketing com o propósito de aumentar sua visibilidade e atrair mais clientes.

Quais Ferramentas de Marketing para Psicólogos estão Permitidas?

Ferramentas de Marketing para Psicólogos
Ferramentas de Marketing para Psicólogos

Praticamente todas as ferramentas de marketing que estão no mercado estão liberadas para o uso dos profissionais de psicologia. As mais usadas são:

E diversas outras ferramentas, contando que você respeite todos os itens do artigo 20 do Código de Ética Profissional do Psicólogo.

O que é o Marketing para Psicólogos?

O que é Marketing para Psiólogos?
O que é Marketing para Psicólogos?

“Marketing é a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado (ou pessoas) por meio de produtos ou serviços que possam interessar aos consumidores. A finalidade do marketing é criar valor e chamar a atenção do cliente, gerando relacionamentos lucrativos para ambas as partes.”

Portanto: Eu posso oferecer tratamento para a saúde mental; a pessoa está procurando por este tipo de tratamento; eu ofereço por meio de remuneração. Simples, as nem tanto.

Muito psicólogos entram no mercado de trabalho sem saber o básico de administração de um negócio, e imaginando que ganhar dinheiro com psicologia é pecado. Saiba que você agora é uma empresa. E o objetivo de toda empresa é obter lucro para pagar suas despesas.

Por este motivo é vital que você, como profissional de psicologia, saiba das melhores estratégias não somente para a atração de novos clientes mas também para otimizar os ganhos de sua empresa como o mix de produtos que você oferece ou forma da entrega de seus produtos e serviços.

Veja agora alguns passos para você começar no Marketing para Psicólogos:

Iniciando no Marketing para Psicólogos
Iniciando no Marketing para Psicólogos

O Marketing não é uma receita de bolo. Desconfie de estratégias que garantam resultados sem ao menos conhecer o seu público-alvo, seu nicho, suas estratégias atuais de captação de clientes. Mas existe um A, B, C que você pode iniciar sem riscos.

1) O que você oferece?

O que faz um psicólogo? É uma pergunta simples mas que muitos profissionais levam tempo para responder. Em poucas palavras defina o que você faz.

Quais são os serviços que você pode oferecer além da psicoterapia e para quem será cada produto/serviço?

Quanto você irá cobrar? Como será o pagamento?

2) Para quem você faz?

Para quem é direcionado cada um dos seus serviços? Este é o famoso Nicho. Conhecendo o seu público fica mais fácil de saber onde este público está, e quais são as melhores formas de atrair sua atenção.

3) Não venda, mostre uma solução.

Erro clássico. A pessoa não quer comprar um produto ou serviço, ela quer encontrar uma solução para um problema, conhecido no marketing como dor.

“Eu não quero comprar uma conversa com um terapeuta. Eu quero é parar de sentir ansiedade, depressão, etc.”

Quando você se comunicar com seu público apresente dicas de como seu nicho pode lidar melhor com as causas ou sintomas desta dor.

4) Onde as pessoas te encontrarão?

A maioria esmagadora das pessoas procura por produtos ou serviços no Google antes de realizar alguma compra. Ou você já entrou no Instagram para procurar uma pizzaria?

Uma das primeiras ferramentas de marketing para psicólogos que você deve ter é um site. Por meio deste site você será capaz de produzir textos focados nas dores de seus clientes, fazendo com que você apareça no resultado das pesquisas do Google e se destaque em sua cidade ou região.

Clique aqui e conheça nossos serviços de criação de sites para psicólogos.

5) Tenha auxílio de especialistas

Você já tentou estratégias como Instagram, Google Ads e não teve nenhum resultado? Provavelmente você não levou em conta inúmeros fatores do marketing estratégico nestas e em outras ações.

Aqui na MKTPSI contamos com a Consultoria de Marketing para Psicólogos, realizada diretamente com nosso diretor, que atua há mais de 15 anos como consultor e professor de Marketing. Desta forma podemos oferecer as melhores estratégias der marketing focadas para seus objetivos.