Close Friends do Instagram: Como Psis poderão Gerar mais Receita

O Close Friends do Instagram vem sendo uma das melhores ferramentas utilizadas por Psis para a divulgação de conteúdos exclusivos para seus seguidores, e até mesmo para gerar uma monetização extra!

106
Close Friends para Psicólogos

Você já ouviu falar do Close Friends do Instagram? É um recurso que permite a criação de um grupo de usuários para o qual você deseja compartilhar stories exclusivos. Este recurso vem sendo cada vez mais utilizado por profissionais de psicologia, para montar um grupo VIP com seus clientes/pacientes, ou seguidores que queriam pagar mais por mais conteúdos.

Sim, pagar. Pois não sendo um serviço de psicoterapia você pode utilizar este artifício para gerar uma receita extra postando vídeos, dicas, reflexões para seus seguidores dispostos a participar desta lista de conteúdo VIP.

Assim como no tradicional stories, o conteúdo publicado no stories de close friends ficará disponível por apenas 24 horas para a exibição.

Ter uma lista de close friends não atrapalha em nada o funcionamento de seu Instagram. Você poderá continuar com suas postagens tradicionais nos stories para toda sua lista de seguidores, havendo somente uma nova possibilidade de compartilhar somente para esta lista vip.

Close Friends ou Amigos Próximos?

Recentemente o Instagram lançou no Brasil uma atualização de teste para o Close Friends chamada Amigos próximos, com uma forma um pouco diferente de configuração. Mas segundo o a empresa, de nada muda a forma com que o conteúdo será apresentado para os integrantes de sua lista VIP.

Como Criar uma Lista de Close Friends ou Amigos Próximos?

Estas funcionalidades costumam mudar bastante. Na data em que esta postagem foi ao ar, a forma de criar e editar sua lista de Close Friends foi feita da seguinte forma:

1) Crie um Stories

Pegue uma foto que chame a atenção, a final, estas pessoas saberão que são pessoas especiais recebendo um conteúdo VIP.

Após escolher uma foto ou vídeo, irá aparecer na parte inferior um ícone verde com uma estrela estrito “Amigos Próximos”.

Criando um Close Friends para Psicólogos
Criando um Close Friends para Psicólogos | Passo 1

2) Deixe Pressionado o ícone de Amigos Próximos

Ao deixar pressionado este ícone, você estará dizendo que quer editar a lista com seus contatos VIPs.

 

Criando um Close Friends para Psicólogos | Passo 2
Criando um Close Friends para Psicólogos | Passo 2

3) Hora de Adicionar os VIPs

Neste momento, você irá procurar na lista de seus seguidores as pessoas que farão parte desta lista especial. Mas atenção, atualmente você pode criar somente uma lista de Amigos Próximos. Claro que você poderá atualizar esta lista,  adicionando e removendo integrantes a qualquer momento. Mas atualmente não é permitido criar listas por assuntos, por exemplo.

Criando um Close Friends para Psicólogos | Passo 3
Criando um Close Friends para Psicólogos | Passo 3

4) Compartilhe Seu Conteúdo VIP

Com a lista criada, chegou a hora de compartilhar seu conteúdo VIP. Para isto, basta você pode escolher entre publicar normalmente em seu story ou na lista recém criada de Amigos Próximos.

Criando um Close Friends para Psicólogos | Passo 4
Criando um Close Friends para Psicólogos | Passo 4

Acho que neste momento vale um lembrete: para adicionar alguém à sua lista de Amigos Próximos, você deve segui-los. Isto significa que você precisa seguir as contas que deseja utilizar este recurso do Instagram.

Estratégias para Monetizar seu Close Friends

  • A primeira dica é que você deve gerar um volume bom de conteúdo para seu público no stories e no feed. Conteúdos que ajudem seus seguidores. Logo após, forneça um diferencial, como dicas especiais para o seu nicho e estabeleça uma periodicidade.
  • Utilize a lista de Amigos Próximos para encaminhar conteúdos exclusivos para seus clientes/pacientes antigos ou atuais, oferecendo descontos exclusivos em outros produtos como cursos, palestras, ebooks etc.
  • Uma lista sazonal é uma ótima ideia. Criar um clube do mês, ou do projeto X em que os integrantes deverão pagar um valor para participar.
  • Assim como a lista sazonal, você pode abrir a lista para quem não é seu cliente por um valor simbólico. Este valor será importante para que este novo membro sinta-se especial.

Gostou desta dica?

Compartilhe este conteúdo com seus amigos e siga o nosso Instagram @mktpsi para receber dicas de marketing para psicólogos.