Marketing para Psicólogos: Estratégias para atrair mais clientes em 2022

O Marketing para Psicólogos deixou de ser um luxo para se tornar em uma parte vital no sucesso de sua carreira na psicologia. Mas como o marketing para me ajudar a conquistar novos clientes em 2022?

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Marketing para Psicólogos
Marketing para Psicólogos

Se uma coisa mostrou em 2021 foi que o investimento em marketing para psicólogos deixou de ser um artigo de luxo, e tornou-se uma questão de sobrevivência no mercado. Independente se você é contra ou favorável, o fato é que em todos os setores é preciso trabalhar sua imagem e comunicação, com o simples propósito de que saibam de sua existência e de sua prestação de serviços.

Inúmeros profissionais que nos procuram aqui na MKTPSI tem o grande medo do Conselho de Psicologia. Pois em suas faculdades nunca foi apresentado como fazer para conquistar mais clientes, para se posicionar no mercado. E nem mesmo o conselho sabe disto, pois onde podermos ver algum material de apoio sobre o marketing para psicólogos?

Existem sim algumas regras gerais, que você poderá utilizar facilmente em suas ações de marketing para psicólogos, conquistar novos clientes e ajudar a divulgar a importância da saúde mental. Vamos aprender algumas estratégias para 2022!

O que é o Marketing para Psicólogos?

O marketing é um conjunto de atividades que tem por objetivo promover e vender produtos ou serviços. Neste caso, o marketing para psicólogos seria uma ou mais estratégias utilizadas para divulgar seus trabalhos de psicoterapia e gerar mais receitas por meio da contratação destes serviços ou vendas de palestras, testes, e-books etc.

No Brasil temos mais de 400 mil profissionais de psicologia no mercado, e aqueles que mais utilizam o marketing são os que mais se destacam neste mercado. Marketing não é somente anúncios, são estratégias que lhe auxiliam a alcançar determinada meta, como ter novos clientes, ter mais palestras entre outras.

A pandemia de COVID-19 em 2020/2021 colocou nosso país em primeiro lugar nos casos de ansiedade e depressão. Onde você acredita que muitas destas pessoas procuraram por ajuda? A resposta é no YouTube.

97% dos internautas pesquisam online antes da contratação ou compra de produtos ou serviços (E-commerce Brasil, 2020). Ao ter uma dúvida, ou procurar por uma solução estas pessoas vão para a internet. Encontram blogs e vídeos com pessoas informando a sua versão para que estes internautas possam ter uma vida melhor. Portanto, se você não está no Google você não existe.

Se você não está no Google, você não existe.

Mas as ações de marketing para psicólogos não são desregradas, existem as regras que o Conselho Federal de Psicologia em seu Código de Ética Profissional decreta em seu artigo 20:

“O psicólogo, ao promover publicamente seus serviços, por quaisquer meios, individual ou coletivamente: a) Informará o seu nome completo, o CRP e seu número de registro; b) Fará referência apenas a títulos ou qualificações profissionais que possua; c) Divulgará somente qualificações, atividades e recursos relativos a técnicas e práticas que estejam reconhecidas ou regulamentadas pela profissão; d) Não utilizará o preço do serviço como forma de propaganda; e) Não fará previsão taxativa de resultados; f) Não fará autopromoção em detrimento de outros profissionais; g) Não proporá atividades que sejam atribuições privativas de outras categorias profissionais; h) Não fará divulgação sensacionalista das atividades profissionais”.

Portanto todo o marketing para psicólogos que for feito dentro destas regras é permitido e legal. Se você quer saber mais sobre as regras do conselho e o que é ou não permitido em suas ações de marketing, tem um vídeo em nosso canal do YouTube que pode auxiliar. Não esqueça de deixar o like 😉

 Os primeiros passos para criar uma estratégia de marketing para psicólogos

Devemos ter em mente que as ações de marketing são voltadas para estratégias. Postar um banner no Instagram não significa nada, se não faz parte de uma estratégia com seu foco definido. A primeira etapa então é a de responder: “O que você quer agora?”.

Podemos pensar em três tipos de foco no marketing para psicólogos: Atrair novos pacientes; Fortalecimento de sua imagem como psicólogo no mercado e/ou fidelização do público, para fazer com que continuem, indiquem e consumam outros produtos e serviços oferecidos.

Como atrair novos pacientes?

Atrair novos pacientes é uma das demandas mais comuns entre os profissionais de psicologia. Suas ações de marketing não deverão ser dirigidas somente para postagens com seu nome, CRP e informações de contato. Após o primeiro contato com você é necessário que o internauta tenha confiança de que encontrou a pessoa que irá auxiliar a vencer seus problemas. Por este motivo uma das grandes estratégias de marketing para psicólogos é a de “nicho”. Também conhecida como “Público Alvo”, esta estratégia ajudará com que seu futuro cliente o veja como referência em determinado assunto.  Então em seu site crie áreas e páginas exclusivas de cada especialidade atendida por você. Informe como você auxilia nestes casos, qual o seu diferencial – Sim, você  possui um método único. E como ele se diferencia dos demais profissionais da área?

Ter um blog e/ou um canal no YouTube que fale sobre estes assuntos é outra grande estratégia. Fale sempre sobre como as pessoas poderão vencer seus desafios, técnicas para melhorar os sintomas, tirar a dor etc. As pessoas procuram sempre por: sanar uma dúvida, tirar uma dor, encontrar uma solução. Forneça isto para elas separando uma hora por dia para o desenvolvimento de novos conteúdos para seus canais.

✔️ Você ainda não possui um site? Clique aqui e saiba como nossa agência pode auxiliar. 

Como fortalecer a sua imagem como psicólogo?

Esta é uma demanda muito importante, mas poucos profissionais de psicologia se atentam e percebem o seu valor. Uma coisa é você pessoa física (PF). Com suas vontades e desejos. Outra coisa é a Pessoa Jurídica (PJ). Sua PJ tem contas, obrigações fiscais e metas financeiras. Por mais que humanizemos o processo, é vital que o psicólogo se enxergue como uma empresa.

  • Qual o seu custo fixo mensal?
  • Quantos pacientes você precisa para empatar as despesas?
  • Qual é o orçamento de marketing mensal?
  • Quais são as ações para atrair estes clientes?
  • Quais são as outras fontes de receita que possuo?

Estes são exemplos de perguntas que a nossa consultoria de marketing para psicólogos tenta orientar o profissional, para que você consiga realizar um planejamento estratégico para a sua PJ com metas e ações bem definidas.

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Passos para a criação de seu plano estratégico de marketing para psicólogos

Após este breve tutorial de como funciona o marketing para psicólogos, irei te guiar para a elaboração de um planejamento para a atração de novos clientes.

1) Site

Esqueça as plataformas gratuitas, pois elas vão te posicionar mal no Google e irão te cobrar mais no futuro. O site não é seu cartão de visitas, é uma ferramenta de aquisição de novos clientes. Invista em uma ferramenta rápida, que permita uma boa navegação por celulares e que você tenha acesso a atualizações. É por meio do Site que você aparecerá no Google para as pesquisas em sua região e pesquisas realizadas sobre o seu nicho.

2) Blog

Sim, o blog da resultado. Porém não é com uma postagem por mês que você aparecerá nas primeiras posições e terá muitos clientes. A disciplina fará parte de todo o processo de geração de conteúdo. Separe pelo menos uma hora por dia se dedicar a geração de conteúdo para seu site ou para outros canais.

Não sabe o que escrever?

Lembra que falei antes em Dor, Dúvida e Solução? Pense em um tema que você trabalha e use estes elementos. Alguns exemplos: “O que é ansiedade? Como identificar a ansiedade?, Sintomas físicos da ansiedade, como vencer a ansiedade? 3 dias para aliviar a ansiedade”. Fique atento em assuntos que estão ocupando espaço na mídia, como nos esportes, luto, personalidades com problemas mentais etc.

Com estas duas primeiras etapas, você já conseguirá aparecer nas pesquisas, e o público saberá que você existe. Agora vamos melhorar o posicionamento.

3) Google Meu Negócio

É uma ferramenta grátis do Google, que mostra o seu consultório no maps, logo nas primeiras posições de pesquisa. Mas para que você possa se destacar, existem certas configurações auxiliares que já destaquei aqui no blog. Clique aqui para conhecer.

4) YouTube

Meu canal favorito. Possui um alcance maior que muitas redes sociais, como Instagram e Facebook. Isso porque no resultado de suas pesquisas o Google prefere entregar um conteúdo de vídeo para manter o usuário engajado. Por este motivo que o grande buscador irá mostrar os resultados de ferramentas próprias, como o Youtube. E não de ferramentas de concorrentes, como o Instagram.

Também já fizemos um guia de YouTube para Psicólogos.

5) Instagram

Lembre-se: like não paga o CRP. O Instagram é uma das ferramentas mais utilizadas no marketing para psicólogos, mas 90% dos profissionais não a utiliza como uma ferramenta estratégica. Mais do que postagens, o Instagram deve atender os mesmos requisitos do item número 2 “Dor, Dúvida e Solução“. Porém a dificuldade é que o Instagram mal aparece nas pesquisas do Google, e não é uma ferramenta indicada para a captação de um novo público, mas ela é uma ferramenta auxiliar. Vou explicar:

Uma pessoa que quer saber mais sobre “problemas no casamento” vai para o Google. Encontra uma postagem no seu blog sobre o tema ou um vídeo seu no YouTube. Se você passar credibilidade esta pessoa vai começar a te seguir nas redes sociais para aprender mais com o seu conteúdo. Isto é uma estratégia de geração de audiência. Agora você terá uma audiência qualificada para o tema de “problemas de relacionamento”, tornando você um profissional referência na área.

Like não paga CRP

Esta audiência deve ser nutrida constantemente com questionamentos, respostas e soluções para este tema que procuram. Quanto maior a audiência, maior será a chance de que este público contrate seus serviços quando tiverem condições, financeiras ou de tempo.

🚀 Quer mais ajuda para profissionalizar o seu Instagram? Entre em contato com nossa equipe! 

Fluxo paciente – Aquisição de novos clientes

A) Vimos até aqui que seu paciente tem uma dor, uma dúvida ou procura por uma solução;

B) 97% destas pessoas irão procurar por uma solução no Google;

C) Para te encontrarem no Google, você precisará ter um site bem estruturado. De preferência com um blog (ajuda muito mais). Se o site passar confiança, a pessoa vai entrar em contato com você. Ou vai começar a te seguir nas redes sociais;

D) Se encontrar um vídeo seu no YouTube, o sentimento de “propriedade” fará com que esta pessoa confie mais em você. Entrando em contato ou seguindo você nas redes sociais;

E) Já seguindo você no Instagram, esta pessoa deverá ser impactada diariamente com seu conteúdo, fazendo com que você sempre fique em evidência, ajudando na visão de propriedade no assunto e fazendo com que esta pessoa te indique ou que te procure no momento certo.

Esta é uma estratégia simples e muito básica de marketing para psicólogos. E isto que nem falei de outras ferramentas como o Google Ads, palestras, cursos e parcerias. Mas acredito que com esta estratégia simples você possa conquistar muitos clientes em 2022.