Youtube para Psicólogos

O Youtube é uma das mais completas ferramentas de marketing que um profissional de psicologia pode desejar. Veja quais são as vantagens de adotar esta estratégia para conseguir mais clientes!

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Youtube para Psicólogos
Youtube para Psicólogos

Youtube para Psicólogos? Sim!

Não irei incentivar você a virar um Youtuber de psicologia, ou não. Nesta postagem estou trazendo dados de UX (experiência do usuário) e uma das minhas paixões no marketing estratégico: o pensamento do consumidor. Quero mostrar quais são as vantagens de adotar este tipo de estratégia, os investimentos de tempo e $$ necessários para que você consiga atrair os melhores resultados para sua estratégia de marketing e que você consiga assim, ter mais sucesso em seu negócio.

O Youtube é um braço do Google, portanto seu conteúdo é altamente indexado por sua ferramenta de buscas. Você já deve ter procurado algo onde nas respostas tenha aparecido alguns vídeos. Esta é uma das formas que o grande buscador auxilia seus usuários, oferecendo recursos tanto em texto quanto em vídeos.

Mas o que o usuário quer?

Respostas. Respostas simples e imediatas para suas “dores”, termo utilizado no marketing para definirmos o fator motivacional que leva as pessoas procurarem soluções.

Vamos pensar na jornada do paciente.

  • Seu cliente manifesta algum sintoma: medo de sair de casa.
  • Esta pessoa vai para o Google procurar pela resposta: “medo de sair de casa”, “tenho medo de sair de casa”, “como tratar o medo de sair de casa”.
  • No conteúdo encontrado, textos e vídeos, este usuário irá aprender mais sobre as possíveis causas e tratamentos levando ele a procurar uma ajuda profissional.

Esta jornada é feita toda a hora, por centenas de pessoas em todo o Brasil.

Se você construir, eles virão

Frase icônica do filme “Campo dos Sonhos” (1989) que adoro repetir em minhas palestras e consultorias. Revela que você só terá leitores se construir um blog, só terá visualizações se tiver vídeos em seu Youtube. Mas para que servem estes leitores e visualizadores de meus vídeos?

O que você quer com tudo isto?

Na verdade é uma conta simples, quanto mais conteúdo você produzir mais pessoas irão conhecer o seu trabalho. Logo, se você produziu um bom conteúdo a tendência é de que as pessoas entrem em contato para saber mais sobre seus atendimentos.

Então se você quer ter mais clientes de uma área específica, basta você produzir conteúdo sobre este assunto, sobre este nicho.

Ok Carlos, mas onde entra o Youtube para Psicólogos?

Vamos agora ao comportamento do consumidor. Sabemos que o comportamento social é o fruto das regras e crenças morais de determinados grupos. As últimas gerações foram educadas a fazer uma associação de que:

  • Se você está na TV é importante;
  • Se te chamam para falar sobre determinado assunto, você é uma referência (pressuposta) sobre o tema;
  • Portanto, se você tem está em um vídeo falando sobre um determinado assunto, você é associado a ser uma referência neste assunto (referência pressuposta).

Este é um comportamento social clássico. Claro, existem os 3% que são fora da curva. Mas vamos focar nos 97%.

Dentro deste padrão comportamental, também temos outra referência sobre autoridade. Por exemplo, se você está com uma dor na coluna vai procurar um ortopedista ou um oftalmologia? E se puder escolher entre um ortopedista que trabalha a mais de 25 anos cuidando somente de coluna e um ortopedista que recém se formou, a tendência é de você sempre pegar o especialista no assunto.

Para a pessoa que está assistindo o nosso conteúdo, e se identifica com o assunto/tema que estou abordando em um ou mais vídeos, eu sou um especialista no assunto (pressuposto). Portanto, a tendência é de que esta pessoa queria se consultar comigo e não com outro profissional.

Esta é a estratégia para a aquisição de novos clientes via Youtube. Quanto mais conteúdo qualificado, conteúdo bom que gera identificação com o público, mais pessoas presumirão que eu sou referência nesta área, e entrarão em contato comigo querendo uma consulta.

Trabalho, trabalho e mais trabalho.

Assim como em qualquer estratégia de criação de conteúdo, você precisa de tempo para a criação deste material. Como toda a empresa você precisará de um horário fixo semanal para alimentar seus canais de comunicação. Sugiro que separe uma manhã somente para esta finalidade, é um bom investimento e você deverá ter em mente que o resultado virá com o tempo. Não são 5 ou 6 vídeos que te deixarão como propriedade. Estamos falando de dezenas de vídeos.

Instagram x Youtube

Cada canal, cada rede social tem a sua finalidade, propósito, forma de trabalho e que devem ser encaradas como auxiliares, e não com exclusividade. Se você ainda não tem uma base grande de seguidores no Instagram eu aconselho a investir seu tempo na produção de vídeos para o Youtube, vou listar somente 3 argumentos:

  • Perpetuidade: seu vídeo fica mais que 24h no ar;
  • Indexação com o Google: seu conteúdo aparecerá nas pesquisas realizadas;
  • Monetização: na medida em que você vai adquirindo público, o Youtube vai liberar a possibilidade de geração receita em seu canal.

Alguns exemplos de canais que souberam explorar bem a questão da Psicologia no Youtube

Vou aproveitar e listar aqui alguns exemplo de canais relacionados a psicologia, que souberam bem direcionar seu conteúdo para públicos específicos por meio de seu conteúdo.

Terapia Cognitiva Online

Particularmente o este canal me ajudou muito na faculdade, mais precisamente na cadeira de TCC1. Propriedade do Psicólogo Diego Candeloro Falco, o TCO proporciona diversas lives e um conteúdo rico em Desenvolvimento Pessoal e TCC. Toda a terça-feira tem uma live e nas quintas e sextas sobem conteúdos novos.

https://www.youtube.com/c/FalcoRicciVideos/

Lisa Guerra e Julia

Este canal é um sucesso e suas criadoras ainda nem se formaram na faculdade de psicologia. A Lisa e a Julia são Nerds e Gamers, viciadas em cultura pop e bombaram seu canla fazendo uma análise psicológica de personagens de séries e referências no mundo Geek como Thanos, Darth Vader, Thomas Shelby entre outros. Os clientes da nossa consultoria de marketing aqui da MKTPSI sabem que eu sou um nerd assumido, e que sempre digo para que tragam elementos do cotidiano atual para a produção de seus conteúdos. Coisa que as gurias deste canal fazem muito bem!!! 🖖

https://www.youtube.com/user/lisaguerras

Nós da Questão

Este canal é uma verdadeira aula de como criar conteúdo para um nicho específico sem se tornar chato ou maçante. Propriedade do Psicólogo Marcos Lacerda o canal já tem mais de 1 milhão de seguidores, abordando temas como “Aprenda a Fazer Falta”, “Como Superar o Fim de uma Relação”, “Como Fazer um Homem Gostar de uma Mulher”. Sua comunicação é direta e certeira para seu público, misturando propriedade de bom humor.

https://www.youtube.com/c/NósdaQuestão/

Algumas dicas para você montar seu canal de psicólogo no Youtube

1) Linha editorial

Defina bem os temas que você vai abordar em seu canal. Escolha temas com que você se identifique, goste e tenha facilidade de falar.

2) Periodicidade

Crie uma regra de que todo o dia X você irá publicar um novo conteúdo. No mínimo uma vez por semana. Na medida em que for publicando seu conteúdo, o robô do Youtube irá identificar o melhor público para sugerir seus vídeos.

3) Feito é melhor que perfeito

Publique seu conteúdo e vá aprendendo com o tempo. Não espere ter a melhor câmera, a melhor luz, o melhor cenário. Se seu conteúdo for ruim nem mesmo uma câmera iMax riá te salvar.

4) Chamada para ação

Em seus vídeos sempre convide sua audiência a executar determinadas ações como:

  • Seguir o seu Canal;
  • Dar um Like no Vídeo;
  • Interagir nos comentários;
  • Entrar em contato com você através de um link na descrição (lembre que o objetivo é de que você tenha mais clientes).

5) Seguir a MKTPSI no Youtube

Sim! temos diversos conteúdos para ajudar os profissionais de psicologia a conquistarem mais clientes, por meio de inúmeras ações de marketing. Clique aqui para seguir nosso Youtube

Acredito que a melhor conclusão para este assunto seja de que o Youtube é uma ótima ação auxiliar para atrair mais clientes e conquistar uma maior autoridade como profissional de psicologia. Mas como tudo na vida, você precisará de dedicação, tempo e muito trabalho para conquistar ótimos resultados. É como dizia a vovó: “Pão que cresce rápido abatuma”.